sábado, 1 de novembro de 2008

Ação pedagógica







Dia 13 de setembro de 2008
1ª Semana de estágio




Os professores-estagiários Fernando Bosco e Nilma Freire, estiveram reunidos no laboratório de Informática, juntamente com as tutoras Maria Cecília e Maria de Lourdes Asano onde ministram o curso de capacitação inclusão digital,PROINfO integrado, com professores multiplicadores, nesta aula observou-se a importância do docente em aprender a lidar com as novas tecnologias. Cada professor segue uma apostila onde tem todo o material necessário para essa capacitação, e assim, eles vão acompanhando todos os passos e sendo orientados pelos tutores.


Dia 15 de setembro de 2008
1º Ano "N" do Ensino Médio com alunos na faixa etária entre 15 a 17anos. Foram feitas as apresentações com sendo estagiário do curso de informática da UNIR/Ariquemes, que a parti daquele momento estariam acompanhando-os as aulas e passariam a atuar como professores-observadores. Após a apresentação, a professora procedeu à chamada nominal dos alunos. Ela trabalha da seguinte maneira: A maioria dos alunos não possui apostilas, então os alunos usam o laboratório de informática para pesquisar textos referentes aos conteúdos propostos em sala de aula e assim, poderem estudar e fazer suas atividades.

Aula de Sociologia com o temas abordado: Educação em sociedade: “Educação e Internet e Normas e Sanções”. O conceito de Educação, as regras e leis já eram conteúdos tratados em aulas anteriores, mas recordados de forma a dar encadeamento nas pesquisas realizadas no laboratório.

Neste primeiro encontro percebi que os alunos sentiu-se um pouco de nervosismo, ficaram um tanto inquietos, principalmente quando os estagiários se aproximavam para ajudá-los, mas depois foram se acostumando e relaxando. A professora foi muito receptiva, nos deixou a vontade.


2º ano’’O” Da mesma forma foram feitas as apresentações. A turma era grande, numa faixa etária entre 17 a 19 anos. Retomando o estudo sobre Cidadania, registrado na aula passada, a professora pediu para que os alunos anotassem a seguinte definição: “Qual a importância da educação formal como instrumento de afirmação na cidadania”. Através de pesquisa na internet, eles confeccionaram um questionário, responderam todas as perguntas. Após, tirarem suas dúvidas e a aula chegou ao fim.
As aulas são ministradas nos seguintes horários: 1 hora por turma e tinha tinha 4 aulas por noite. São aulas bem administradas, com debates, os alunos sempre questionando e tirando as dúvidas das questões apresentadas. Os assuntos trabalhados e a didática adotada era a mesma em todas as turmas.
Observou-se nessa turma, de forma geral, uma “postura“ mais interessada e participativa nas aula. havia uma relação amistosa entre os alunos e o professor nas duas turmas observadas, não havendo problemas de relacionamento, uma atitude permanente de respeito entre ambos.
A professora usou outros recursos em sala de aula. Durante todo o tempo ela fazia anotações sobre o comportamento dos alunos, os que estavam mais participativos e que não faltavam em suas aulas ganharam pontos de conceito, essa é uma boa forma de avaliar o aluno.

1º Ano “S” Notei que ali pouco se podia fazer. Os alunos não encontraram dificuldades, realizaram as atividades sem grandes complicações, O trabalho foi apenas acompanhá-los tirando-lhes as dúvidas quanto aos site onde estavam as imagens que eles queriam e alguns recursos diferentes. A pesquisa apresentada pela professora era sobre: "Trabalho, Matéria Prima e Recursos Naturais. Por ser uma busca mais simples, transcorreu sem grandes dificuldades.

3º Ano “G” Esta aula foi mais dinâmica, os alunos estavam realizando uma oficina na confecção de slides. Como eles não tinham noção alguma de como trabalhar com Power point, a professora resolveu fazer esta oficina, preparando-os para um futuro acadêmico. Mostrando a importância de apresentar um trabalho deste porte, e sempre lembrando de como eles devem se comportar diante de quem está assistindo. O tema proposto do trabalho foi: A História da arte do Paleolítico, que serão apresentados na ultima semana de aula deste semestre. Com dificuldades de trabalhar com essas ferramentas, os alunos tiverem que ser acompanhados o tempo todo. Mas foi bem gratificante. Assim, foi toda essa semana, seguindo o horário feito pela professora, que ministra os horários da noite das referidas matérias.
A parcial desta semana sobre esse trabalho, foi bem satisfatório, percebeu-se que só um menino e uma menina, de turmas diferentes, tiveram maiores dificuldades no manuseio com o computador.


DIia 22 de setembro de 2008
2ª Semana de estágio

A professora Ines chegou na sala explicando como seria a rotina das aulas daquela semana:
Para as turmas do 1º e do 2º ano, iria recolher os textos, os trabalhos pesquisados na internet, e os cadernos, que estaria lançando as notas no diário e quem estivesse com muitas faltas iriam ser prejudicas e perder pontos de conceito, pois a participação nos trabalhos e da freqüência em sala de aula é muito importante.

Quanto as turma do 3º ano, continuaria confeccionando os trabalhos com os slides, esse trabalho era mais complicado, devido as pesquisar na internet serem bastante demoradas e os alunos só tem tempo a noite, a maioria trabalham e não tem computador em casa.

Esta semana os alunos já estavam mais relaxados com a presença dos estagiários e pode-se observá-los com mais intensidade. Eles conversam um pouco alto e desconcentram a maioria, alguns não tinham postura ao sentar-se diante do computador, mas apesar de tudo, posso dizer que são bastante tranqüilos, se tratam com respeito, de vez em quando a professora chamava a atenção, mas nada que atrapalhassem o amdamento das aulas.

Dia 29 de setembro de 2008

3ª Semana de estágio

Esta semana estava reservada para as apresentações dos slides(Power Point) do 3º ano. Mas por motivo de mudanças nos horários de todos os professores da escola, atrapalhou todos os planos seguido pela professora. Ela explicou que devido os conteúdos deste bimestre já estarem bastante adiantados, os alunos poderiam ficar a vontade na sala, usar o computador da melhor maneira possível, seria uma espécie de prêmio por bom comportamento durante o ano letivo. Só pediu que fizesse bastante silêncio, pois queria aproveitar esse momento para corrigir as provas e lançar todas as notas no diário.









No dia 04 de outrubro realizou-se mais uma aula no Laboratório de Informática do curso PROINF, observou-se o andamento da turma, e o bom desempenho das tutoras, desta vez estava presente a tutora da Escola Migrantes, a Dulcinês Blasco, que estava dando suporte as Tutoras Maria Cecilia e Maria de Lourdes Asano.

Com participações das alunas: Eliane e Marcia, que gentilmente fizeram algumas explanações sobre o Curso de Capacitação.


Dia 06 de outubro de 2008

4ª Semana de estágio


Esta foi sem dúvida a semana mais esperada estágio, depois de todos esses dias presenciando o nervosismo, ansiedade, insegurança e o medo dos alunos dos terceiros anos, nas oficinas com os slides, finalmente chegou o grande momento.
Todas as apresentações foram registradas e filmadas pelos os estágios.
Tema das apresentações: A arte do Paleolítico

A arte do Paleolítico refere-se ao início da história da arte e à mais antiga produção artística de que se tem conhecimento. A arte deste período situa-se na Pré-História, no Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), e tem início há cerca de dois milhões de anos estendendo-se até c. 8 000 a.C..
O Paleolítico é um dos três períodos da
Idade da Pedra, ao qual se segue o Mesolítico e, posteriormente, o Neolítico (Idade da Pedra Polida), e que se situa, do ponto de vista geológico, na Idade do gelo, mais precisamente no Pleistoceno.
O CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES FICOU ASSIM:

Segunda-feira: 3º ano “L”
Terça-feira: 3º ano “ H” e “G”
Quarta-feira: 3º ano “N”
Quinta-feira: 3º ano “K” e “M”
Sexta-feira: 3º ano “J” e “I”


Antes de iniciar as apresentações a professora Inês fez algumas recomendações
Pediu que quando um grupo estivessem se apresentando, o outro ficassem em silêncio e vice-versa. Também exigiu postura no palco.

As apresentações foram razoáveis, tiveram algumas falhas, textos longos nos slides, a postura não estava correta para apresentação de trabalhos acadêmicos.
Os alunos do 3º ano “I” fizeram uma inovação no trabalho, colocaram áudio nos slides e apresentaram o trabalho sentados no auditório. A apresentação foi bacana, mais faltou o mais importante, ou seja: a presença deles no palco.

Apesar de tudo, valeu a pena, presenciou-se o quanto estes alunos se dedicaram para realizar este trabalho, afinal de contas, eles só estão começando, e garanto que a partir de agora, eles irão se dedicar muito mais, tem muito que aprender.

Agradeceram primeiramente ao Diretor Gildo, que prontamente abriu as portas de sua escola para que realizassem esse estágio no laboratório de informática, a professora Ines que durante todos esses dias teve muita paciência, sempre alegre e tentando dá o melhor de si para que esse trabalho saísse da melhor forma.
Chegado ao final desse estágio, deram
por encerrado os registros.

Um comentário:

Maciel disse...

Caríssimos Nilma e Fernando, o trabalho corresponde ao solicitado, ainda que vários elementos comprometam o relatório que, de fato, está bom.
85.